Trabalho de sonho, algo que traz felicidade?

Quando somos pequenos, os nossos pais dizem-nos uma de duas coisas relativamente ao que queremos ser no nosso futuro, ou para escolhermos algo que nos dê muito dinheiro ou algo que gostemos de fazer no dia-a-dia. Se tivermos o privilegio de fazer algo que gostamos no nosso dia-a-dia, quase que podemos dizer que temos o nosso trabalho de sonho. Mas será algo que traz verdadeiramente felicidade? Para aqueles que se questionam, decidi deixar aqui o meu testemunho.

Para aqueles que leram o meu texto anterior, com certeza saberão que sou uma pessoa sofre bastante internamente devido a diversas coisas que me aconteceram na vida e da perspectiva que eu tenho do mundo em geral. E sem entrar em grandes detalhes sobre o que eu faço, o meu desejo e motivação para trabalhar na área que trabalho vem da vontade de tentar melhorar o mundo, mesmo que seja um pouco.

Fazendo referência a uma série que adoro onde os heróis diariamente salvavam vidas, uma das personagens num certo episódio diz "Estive a tentar salvar o mundo durante tanto tempo, que ás vezes salvar uma vida de cada vez é algo anti-climático. Mas depois apercebi-me: ás vezes, uma vida... se for a vida certa, é suficiente." Esta frase reflecte perfeitamente o que sinto no que faço no dia-a-dia. Gostava de mudar o mundo para melhor, mas infelizmente nunca terei tal capacidade, mas não planeio desistir porque ás vezes uma pequena acção pode mudar muita coisa. Fazendo referencia a outra frase dita na mesma série: "Todos morremos sozinhos. Mas se significaste muito para alguém, se ajudaste alguém, ou amaste alguém, se uma única pessoa se lembra de ti, então se calhar nunca morremos." Eu encontro-me em sofrimento constante, e sinceramente, não sei se algum dia perderei a força e escolherei a opção fácil, mas até isso acontecer planeio ajudar a mudar as coisas o máximo que conseguir, inspirar outros a fazerem o mesmo, e esperar deixar um mundo ligeiramente melhor quando a minha hora chegar.

Mas deixando o aspecto negativo de lado e respondendo á questão deste texto, eu não tenho duvidas que termos o nosso trabalho de sonho nos ajuda emocionalmente. Muitas vezes ouço pessoas dizer que chegam esgotadas a casa ao fim de 7 ou 8 horas de trabalho, e eu sinceramente nunca senti isso. Para referencia, no meu trabalho permitem-nos fazer o nosso horário desde que cumpramos a nossa tarefa ao fim de x dias. Como tal, cheguei a ter dias que trabalhava mais de 10h seguidas, e sabem que mais? Sentia-me óptimo quando chegava a casa, sentia-me pronto para mais, sentia-me satisfeito e orgulhoso de mim mesmo, mesmo apesar do meu estado psicológico frágil. Adoro o que faço, sinto-me bem e, de certa forma, com alguma paz de espírito. Não me consigo imaginar a fazer outra coisa, e sinceramente, espero poder fazer o que faço para o resto da minha vida, até porque sinceramente nem sou mal pago.

O meu contrato de trabalho terminou o mês passado, e devo dizer, fiquei com muito receio de ter que ficar parado ou fazer algo que não gosto. Felizmente, já fui seleccionado para novo emprego em Faro, e encontro-me motivado apesar de me ter que lançar para um "mundo novo" onde não conheço nada nem ninguém. Mas no fundo, se tiver o meu "emprego de sonho", sinto-me pronto para o que der e vier. Admito, fiquei muito triste ao deixar o meu trabalho. Mas foi uma experiência que me ajudou a crescer, tanto profissionalmente como emocionalmente. Para dar um exemplo, uma rapariga que ocasionalmente aparecia para fazer voluntariado explicou-me que mudei imenso ao longo do tempo. Ela disse-me que ao inicio eu ficava tão isolado e focado no meu trabalho que não falava com ninguém, e que agora nestes últimos meses já falava mais, inclusive com ela já partilhava algumas historias, dava-lhe alguns conselhos do que fazer a nível profissional, entre outros assuntos. De facto quando penso bem, eu senti esse crescimento, e talvez seja um pequeno passo para eu melhorar também. Mas sem duvida, terei muitas saudades deste trabalho e nunca esquecerei as memórias que aqui criei....

                                                     Coimbra, a cidade onde trabalhei...


                                         Um dos meus locais de trabalho, a serra da Lousã...



                         Um hotel onde fiquei quando fui realizar um trabalho numas minas em Évora...

                                Um pequeno amigo que encontrei no meu ultimo trabalho :-)


Para concluir, acho que um trabalho de sonho é sem duvida algo que devemos de alguma forma seguir, sobretudo se for das poucas coisas na vida que nos dão satisfação pessoal. Se tivesse que fazer uma analogia, pensem num trabalho como se fosse uma relação com alguém. Se escolherem andar com uma pessoa apenas pela aparência ou corpo sexy tudo o que vamos obter é satisfação temporária e eventualmente vão sentir o desgaste. Por outro lado, se decidirmos ter alguém ao nosso lado que amamos do fundo do coração, o que resulta é felicidade para a vida inteira.

Estejam á vontade para comentar, dar a vossa opinião, e se quiserem deixarem o vosso próprio testemunho.


Comentários

  1. Parece um trabalho maravilhoso. Eu também quero deixar a minha marca no mundo, quero deixar um mundo um bocadinho menos cócó para as gerações futuras, quem sabe, para os meus filhos, estou a começar pela minha cidade. Estou envolvida em vários projetos que incluem reabilitação urbana e ambiental.
    Quanto ao meu trabalho de sonho, ainda não o encontrei, mas sinto que estou prestes a encontrá-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que vais encontrar! Acredita em ti mesma! :) E estão a correr bem esses projectos?

      Excluir
    2. Um bocado em stand-by, até agora. Burocracias...

      Excluir
    3. Isso é complicado... Mas não desistas! Luta por aquilo que acreditas e mantém-te firme, acredita que a sorte te irá sorrir ;)

      Excluir

Postar um comentário